aririboldi2Formado em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e pós-graduado em Literatura Brasileira, na mesma instituição, o professor Ari Riboldi tem cinco livros publicados. Filho de pequenos agricultores de uma família de 9 irmãos, é natural de Silva Jardim, distrito de Serafina Corrêa, na divisa com Casca, no interior do Rio Grande do Sul. Há mais de 30 anos reside em Porto Alegre, onde atuou como Técnico em Assuntos Educacionais do MEC e professor da rede pública e privada. Atualmente, Riboldi divide seu tempo entre o trabalho na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e as atividades de escritor.

Em suas pesquisas etimológicas, Riboldi utiliza seus conhecimentos de latim e grego, sem dispensar visitas a bibliotecas, estudos de folclore e entrevistas locais. O rigor e apuro técnico com que conduz esse trabalho já resultou na produção de cinco livros, transformando o professor em uma referência obrigatória quando o assunto requer a compreensão histórica de expressões e ditados populares da língua portuguesa.

Desde 2008, mantém a coluna semanal “Saiba Mais – Língua Portuguesa”, no boletim eletrônico da Assessoria de Comunicação, Secretaria da Adminstração de Porto Alegre. Mantém também coluna semanal no jornal Gazeta Regional, de Serafina Corrêa-RS, sob o título “De onde vem a expressão?”. Integra o cadastro de autores do projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, que leva escriotres gaúchos a escolas e bibiliotecas públicas do Rio Grande do Sul.

Colabora com o Portal Terra e com a Revista Super Interessante em temas relacionados à origem de palavras e expressões. Em 2014, lançou a página O Bode Expiatório, no Facebook.

 

Comments are closed.